NOTA OFICIAL

NOTA OFICIAL

Em razão da disseminação de notícias falsas, o município de Jaguaruna vem a público informar que, acatando a uma determinação judicial nos autos da Ação Civil Pública n. 5003863-28.2021.8.24.0282, vem adotando medidas para minimizar o sofrimento dos cães encontrados no canil clandestino localizado na Costa da Lagoa, em situação de maus tratos pelos proprietários, e que causou grande comoção social. Como houve a prisão dos proprietários dos cães, o município ficou com a guarda provisória dos mesmos.
Dentre as medidas adotadas pelo município, foi uma limpeza geral do local, com caminhão pipa do município de Jaguaruna e o município informa que há um rodízio de servidores que vão até o local, no mínimo duas vezes ao dia, para tratar os cães, trocar a água, amenizar a sujeira do local (não sendo possível uma manutenção eficaz do local em razão da grande quantidade de cães), e que entre os profissionais há um médico veterinário, um estudante de medicina veterinária e um biólogo e especialista em comportamento animal.
Entre as ações do município, também está a realização de 09 testes em cada cão, bem como exames de sangue para a identificação de doenças nos cães, ação esta que aconteceu nos dias 09 e 10 de dezembro. O município aguarda o resultado dos exames para realizar o tratamento adequado para cada cão.
A partir dos resultados dos exames, todos os animais passarão por todo o protocolo vacinal, por vermifugação, vacinação antirrábica, ectoparasitária, além da dedetização de parasitas no ambiente do canil.
Todas as ações do município vem sendo informadas e comprovadas no autos da Ação Civil Pública e o Ministério Público vem acompanhando assiduamente as ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*