A força e a importância do trabalhar em equipe

A força e a importância do trabalhar em equipe

Numa equipe, seja qual for a sua natureza, quando um ganha todos ganham e quando um perde todos perdem. Algo simples e fácil de entender, mas muito difícil de aplicar no dia a dia, e apesar de compreendermos que a colaboração é imprescindível ao trabalho em equipe, na prática ela nem sempre acontece.
É preciso que as pessoas substituam o egoísmo pelo altruísmo e então se disponham a colaborar com aquilo que tem de melhor para que os outros sejam felizes. Resolver fazer as coisas juntos fica tudo mais leve e mais fácil.
Se todos buscarem pensar e agir assim, as coisas seriam muito mais simples. Vivemos em uma época que nos induz a pensar que TER é mais importante que SER, que manter as aparências é mais importante que manter o caráter, a integridade, a confiança e que para sermos bem sucedidos precisamos cuidar para que o nosso “quadrado” não seja invadido.
E com isso, muitas vezes nos esquecemos que somos seres sociais e que não estamos nesse mundo para viver mas para conviver, viver juntos, e também juntos buscar algo melhor para todos. É preciso que decidam deixar de olhar para si mesmo e comecem a olhar para aqueles que estão ao seu redor, perceber que essa é a única maneira de criar um ambiente onde dividir significa compartilhar.
Quando todos entendem seu papel na organização escolar e trabalham juntos, conquistam melhores resultados sempre. Trabalhar em equipe é fundamental no mundo corporativo atual. Cada um de nós é uma peça importante dentro de uma equipe. Todos sabem que trabalhar juntos é importante, mas poucos grupos conseguem efetivamente.
O orgulho e a vaidade são determinantes nesse fracasso. Aprenda que trabalhar em equipe não é ser um amontoado de pessoas que executam o que alguém lhes ordena. Trabalhando em equipe “patos selvagens atravessam quilômetros, abelhas constroem organizadas colmeias, equipes de rafting desafiam a correnteza”.
Faça você também parte de uma equipe de ouro. Saia da mesmice, mexa-se, potencialize o seu diferencial, seja ousado, extravase e faça a diferença. Seja humilde ao ponto de saber que evoluímos a cada dia uns com os outros, ninguém é melhor que ninguém, todos temos muito que aprender com o diferente, nesse caso, com o outro. Absorva os pontos positivos e soma aos seus, multiplique se for preciso, mas por favor, não seja ignorante a ponto de achar que sabe de tudo ou que não precise de alguém. E quanto aos pontos negativos, descarte-os, afinal quem de nós não possui características que julgamos erradas.
Para chegar a vitória não coloque obstáculos, não aceite palavras de desanimo, não aceite menos da vida, queiram o máximo, na sociedade em que vivemos o trabalho em equipe é muito importante pois cada um precisa da ajuda do outro. Por mais que tenhamos luz própria, que brilhemos e que temos talentos é preciso lembrar sozinhos somos muito frágeis. E é exatamente por isso que qualquer problema que enfrentamos no nosso dia a dia pode ofuscar nosso brilho. Daí a importância do porquê entender da ajuda mútua, sempre lembrando que líderes e equipes superam crises quando se unem.
Saiba que quando pegamos nossos sonhos e juntamos com os sonhos de outras pessoas tudo se torna mais forte e iluminado. E por mais escuro que o mundo pareça ser, quando o ser humano se junta, consegue milagres extraordinários. O ser humano trabalhando em equipe, colaborando uns com os outros, cooperando, consegue com certeza afastar a escuridão e todos os problemas que possam atingir a uma Escola.
Na vida temos que enfrentar muitas adversidades, mas quando nos juntamos uns aos outros a coragem aumenta, o potencial se duplica e os nossos objetivos se tornam mais passiveis de realização.
Não escolhemos com quem a gente trabalha em um ambiente escolar, mas é importante que para manter saudável este ambiente a gente nutra alguns valores: a confiança, o respeito e uma sinceridade construtiva para que a gente possa manter esse ambiente num melhor nível, tornando-se reflexo de ganho para todos.

Fonte Colunista Karine de Bem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*