E.B.M. Antônio João Mendes, do Balneário Camacho, realiza saída de campo com os alunos do 6ºano

E.B.M. Antônio João Mendes, do Balneário Camacho, realiza saída de campo com os alunos do 6ºano

Os alunos do 6º ano da Escola Municipal Antônio João Mendes, do Balneário Camacho, em Jaguaruna, realizaram uma saída de campo ao sítio da família Vieira, na comunidade de Laranjal, a fim de verificarem na prática os conteúdos apresentados nas aulas de Ciências e Geografia, como a importância da agricultura, suas técnicas de cultivo, a relação com o meio ambiente, dentre outros temas, abordados e debatidos durante as aulas teóricas.
A saída de campo se mostrou importante para unir a teoria e a prática, possibilitando o aprendizado em múltiplas dimensões, com o encantamento, a imaginação considerando a constituição sócio-histórica-cultural do indivíduo. Favorecendo a interdisciplinaridade e permitindo aos estudantes o conhecimento do modo de vida e da cultura dos diferentes espaços que fazem parte da comunidade, proporcionando o desenvolvimento integral do indivíduo.
Como educadora, acredito que a atividade prática auxilia os alunos a relacionar os conceitos e teorias aprendidos com a realidade. Tal atividade que é normalmente bem aceita pelos alunos, em função da possibilidade de sair da rotina de sala de aula, é também um instrumento didático importante no ensino das diferentes áreas de conhecimento. E quando se pensa num ensino de qualidade é indispensável um planejamento que articule trabalhos de campo com as atividades desenvolvidas em classe.
Além da relação teórica e a prática da aplicação dos métodos de ensino, os alunos aproveitaram o lindo ambiente para efetivar sua confraternização de encerramento do ano letivo juntamente aos professores: Bruna, Dhiego, Samara, Karine e a diretora Jeanine, realizando um delicioso piquenique e um amigo secreto divertido e muito animado. Onde se trocaram presentes, depoimentos, muitos sorrisos e abraços. Na ocasião se fez presente o motorista da empresa Nova Era, Loreci Vargas, mas conhecido como “Seu Loro”, uma pessoa maravilhosa, divertida que sempre se faz presente em nossa Escola, além de transportar os alunos diariamente. Segundo ele “a escola Antônio João Mendes tem um grande laço afetivo para comigo, e com toda a comunidade e alunos, sempre fui muito bem acolhido e o convite de me fazer presente nesta confraternização me deixou muito contente, o passeio foi ótimo, aproveitei tanto que quase perdi a hora de ir embora, de tão rápido que as horas passaram”.
Para o professor de Ciências, Dhiego de Taunay Corrêa “o passeio na propriedade foi muito bom. Os alunos do 6ºano são naturalmente curiosos e logo que chegaram perguntavam sobre a plantação, as máquinas, insumos, animais, etc. Queriam “ir mais longe” caminhando à beira dos valos. Cada um, na medida que pode, levou um lanche que foi compartilhado na “hora do lanche”, uma das partes preferidas dos pequenos. Por último fizemos um amigo secreto onde cada um falou um pouco sobre o outro, num momento de bastante descontração e risos. Dias como esses são importantes para reforçar laços afetivos e complementar o aprendizado adquirido em sala de aula com a realidade e a prática. Sujando as mãos, tropeçando e caindo, observando os outros, etc., os alunos superam suas limitações, desenvolvem-se como seres humanos com autoestima e respeito próprio. Acredito que cada ser vivo tem uma função nesse Planeta, especialmente o ser humano. Como ser dotado de consciência, temos a percepção que existimos e de nosso papel no ambiente. Durante nossa passagem por essa vida temos a oportunidade de participar do desenvolvimento da sociedade e de nosso ambiente. Na função de professor, sinto-me privilegiado pela oportunidade de participar do desenvolvimento de seres humanos. Agradeço a professora Karine de Bem pelo convite, empenho, dedicação e carinho com os alunos, assim, fizemos um trabalho humanizado, diferenciado”.
Quando dividimos o que temos de forma geral, não somente questões materiais, mas conhecimentos e sentimentos, criamos uma rede de pessoas em desenvolvimento, compartilhamos e recebemos ao mesmo tempo. O ato de compartilhar, de estar reunidos num mesmo propósito é grandioso e satisfatório para todos. Cada um tem algo de si para dar, e saber praticar este ato é uma dádiva.
“A saída de campo realizada pelos alunos do 6º ano proporcionada pelos professores Bruna, Dhiego, Karine e Samara foi mais um de tantos aprendizados durante o ano letivo de 2018. Ver os alunos partilhando os lanches, confraternizando e distribuindo sorrisos, realmente não tem preço. Desfrutar de uma tarde no sítio e perceber a importância dos agricultores em nossa vida é estabelecer uma relação de suma importância entre a teoria e prática. Parabéns aos professores pela oportunidade e minha eterna gratidão aos pais pela credibilidade e confiança em nosso trabalho. Um abraço especial a família do Joel Vieira que nos recebeu com muito carinho”, comentou a encantadora diretora, Jeanine Theodoro.
Realmente não há nada mais prazeroso que despertar a alegria e curiosidade dos alunos. A motivação sempre foi o desafio de cativar o gosto pela busca de conhecimento, e a certeza de que a educação promove a inclusão social e pode mudar o mundo. Para a professora regente do 6º ano 01, Bruna Regina Pereira, “chegar ao final de mais um ano letivo, tendo a oportunidade de estar com os alunos, juntamente com os professores e diretora, na qual fizemos a confraternização em contato com a natureza, em meio rural, foi muito bom e gratificante tanto para mim por vê-los se divertindo e descobrindo um novo ambiente como para eles, já que muitos nunca tinham andado de trator ou visto de perto alguns implementos e maquinários. Agradeço a todos os envolvidos e em especial a professora Karine de Bem por ter feito o convite a mim e minha turma regente. Nestas horas temos plena convicção que a escola se fortalece quando nos damos as mãos para o bem maior de nossos alunos”.
Gratidão por chegar ao final do ano letivo, ao lado de profissionais extraordinários e competentes que são vocês, que abarcam os projetos, as ideias, sonham juntos e fazem as coisas acontecerem na perfeita sintonia. A Escola Antônio João Mendes é exemplo de trabalho em equipe espetacular e de uma gestão competente e motivadora, onde pode-se constatar os objetivos alcançados, os projetos concluídos mediantes a um grande sucesso, pois juntos podemos ir mais longe, pois ao nosso lado caminha o amor, a amizade e a confiança. Não sendo apenas uma escola e sim uma família.
Obrigada aos pais por depositarem confiança em nosso trabalho, aos alunos que diante as diferentes aptidões e estilos de aprendizado são sempre apoiadores do novo, da mudança fazendo com que possamos os conduzir com motivação, conhecendo sua realidade e enriquecendo os seus conhecimentos, e também à toda comunidade que se faz presente à escola apoiando e incentivando a fazer cada vez mais e melhor pelos nossos alunos. Ao Edivaldo Pedro da Costa, da Empresa Nova Era, que prontamente cedeu o ônibus e o motorista Loreci para fazer o transporte dos alunos e professores até o sítio, muito obrigada.
Enfim, o ano letivo 2018 se encerra com muito sucesso. Que o próximo ano possamos estar juntos abarcando novos projetos, novas ideias e assim concretizar novos sonhos doando o melhor de nós, lembrando sempre que ninguém é melhor que todos juntos. Um excelente recesso escolar a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*