Em Cada Canto, um Encanto: Projeto Educacional Fomenta a Arte e a Cultura em Treze de Maio

Em Cada Canto, um Encanto: Projeto Educacional Fomenta a Arte e a Cultura em Treze de Maio

Uma pessoa ou localidade é composta por seu presente e passado. Por meio dessas memórias compreendemos a identidade social do lugar. Pensando em demonstrar um olhar mais aguçado dos patrimônios locais e registrar a memória e os costumes trezemaienses, aliado também à formação, à cultura e à comunicação, a Academia de Letras do Brasil Santa Catarina Seccional Treze de Maio (ALBSC –TM) iniciou nesta semana o projeto “Em Cada Canto, um Encanto”.

De acordo com a presidente da entidade, Lysiê Santos, o objetivo do projeto é desenvolver oficinas que fomentem a arte, a cultura e o resgate das memórias da cidade, além de valorizar e preservar o patrimônio cultural material e imaterial, através de ações culturais que envolvam atividades com alunos da EEB Monsenhor Bernardo Peters, através de ações com profissionais gabaritados.

O projeto será executado por meio de oficinas que incentivam eixos como a fotografia, música, pintura, artesanato e literatura. A primeira oficina ocorreu nesta terça-feira, 26, na escola. Uma palestra sobre o assunto foi proferida pelo jornalista e assessor de imprensa da prefeitura de Treze de Maio, Jaison Fontana. Outras oficinas serão realizadas nos próximos meses com profissionais de cada área. Os trabalhos produzidos durante as ações serão apresentados em um grande evento da Academia no final do ano. “A missão da academia é fazer esse fomento cultural através desses projetos com a comunidade mostrando os talentos da terra além de incentivar a preservação e a continuidade da cultura local”, destacam os acadêmicos.

Junto ao projeto cultural, foi lançado o Concurso Cultural de Fotografia “Em cada canto, um encanto”. A finalidade é exaltaras belezas materiais e imateriais do município de Treze de Maio, na ocasião, o acadêmico e jornalista Jaison Fontana lançou o edital aos alunos da EEB Monsenhor Bernardo Peters nesta terça-feira, 26, onde somente serão válidas fotografias feitas no Município de Treze de Maio.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*