Qual a verdadeira leitura do jovem? Confira a Leitura do Coluna Portal: Vinicius Leal Miranda da Silva

Qual a verdadeira leitura do jovem? Confira a Leitura do Coluna Portal: Vinicius Leal Miranda da Silva

Quando se fala de leitura com os jovens de hoje e sobre a necessidade de expor suas ideias sobre a sua leitura atual, muitos ou grande parte deles dizem “não estou lendo nada” ou “não gosto de ler” ou ainda “ler é perda de tempo”.
Quando são interrogados sobre suas práticas, eles selecionam na memória “as verdadeiras leituras”, na verdade guardam o que lhe é dito como interessante e esquecem das outras, “jornais, gibis, histórias em quadrinhos”. Isso não conta como leitura…
Atualmente podemos dizer que os jovens perderam o hábito de fazer uma leitura sequenciada, ou seja, ler um livro do começo ao fim, pois tais livros, sendo obrigatórios ou não, estão todos resumidos de forma prática na internet, basta uma pesquisa rápida, e pronto, está lá, o livro sugerido pela professora.
Pode se dizer também que além de a leitura ser seletiva, o jovem tem pouco poder de decisão, pois ao perguntarmos que livro os jovens querem ler, caímos em uma seleção de textos para serem lidos para enem e vestibular.
Ao pararmos para analisar, muitas dúvidas e opiniões surgem sobre o assunto, afinal devemos ou não obrigá-los a ler os clássicos? Pois ao dizermos que sim, caímos mais uma vez em uma velha e conhecida resposta mecanizada “VAI CAIR NO VESTIBULAR” e ao falarmos que não, continuaremos a falar de crise na leitura ano após ano…
Então, o que dizer os jovens?

Fonte Colunista Portal: Vinicius Leal Miranda da Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*