Volta às aulas: sim, as férias estão acabando, e agora?

Volta às aulas: sim, as férias estão acabando, e agora?

As férias está chegando ao fim, já é hora de voltar a rotina escolar. Mas nem sempre essa adaptação é fácil, principalmente para as crianças que vão para escola pela primeira vez.
A turma chega à escola cheia de energia, novidades e saudades, mas ainda em ritmo de férias e com as atitudes “afrouxadas”, pois tiveram menos cobranças, horários e compromissos nesse período. Cabe ao professor e a toda equipe escolar, reestabelecer as regras de atitudes e procedimentos para o bom convívio escolar e o trabalho pedagógico.
Retomar a rotina é sempre um desafio. A escola tem que ter um trabalho de adaptação pensando que cada criança é única, então é de grande valia a escola se preparar para receber esses alunos. De repente uma semana de adaptação, de atividades de adaptações, mas sem esquecer que tem crianças que às vezes precisam de um pouco mais de tempo para se efetivar essa tão esperada adaptação, esse vínculo escolar.
Além de um trabalho com as crianças com relação a adaptação, se deve ter um trabalho de acolhimento a esses pais. Essa é uma preocupação que toda escola séria e comprometida, que se preocupa com o desenvolvimento da criança precisa ter.
Também é muito importante que os pais compartilhem suas próprias experiências da época de escola fazendo com que os pequenos percebam que essa é uma fase importante e comum na vida de todo mundo. Além disso as crianças perdem o medo do novo e se sentem mais motivadas para ir ao colégio.
É importante que a criança tenha visitado a escola, conhecido o espaço físico se possível, isso ajuda bastante. Assim como também levar as crianças para ajudar na organização do material, como comprar a mochila, a lancheira, seus cadernos dentre outros materiais. Conversar sobre o que irão levar no primeiro dia de aula, criando uma expectativa nelas sem gerar ansiedade, porque também onde há expectativa demais gera-se uma ansiedade em que a criança ainda não tem maturidade para lidar.
Agora chegou a hora de contarmos nossas histórias. É o momento de voltarmos e iniciarmos o trabalho de mais um ano letivo, que por sinal, tem tudo para dar certo! Vamos nos empenhar para que tudo aconteça conforme nossos planos. E que no final de 2019 tenhamos mais uma experiência de sucesso para marcar nossas vidas!

Um ótimo retorno às aulas a todos.

Fonte Colunista Portal: Karine De Bem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*