Gerenciamento Costeiro Foi Tema de Audiência Pública no Legislativo em Jaguaruna

Gerenciamento Costeiro Foi Tema de Audiência Pública no Legislativo em Jaguaruna

Por iniciativa do legislativo Jaguarunense e  com o apoio  do Vereador Sérgio Luiz de Bitencourt (PP) através da ABJ-Associação dos Balneário de Jaguaruna novamente recebeu autoridades estaduais e municipais em uma grande audiência pública para debater o gerenciamento costeiro em Jaguaruna e a finalização dos estudos dos embargos ambientais da nossa orla marítima que esta emperrando os loteamentos, casas de materiais de construção entre outros.

Todos os órgãos estaduais e municipais foram convidados a participar, porém nem todos compareceram. O Professor Nelson Grubber pesquisador  do centro de estudos e geologia costeira e oceânica do instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ficar a par da atual situação dos estudos realizados em nossa orla marítima.

Marcaram presença o Dr. Mário Roberto dos Santos procurador da república subseção Judiciária de Tubarão, Senhor Ronaldo Costa, representantes da ADR de Tubarão e autoridades municipais e membros do Imaj -Instituto do Meio Ambiente de jaguaruna e Prefeitura Municipal de Jaguaruna na pessoa do Prefeito Edenilson Montine da Costa e sua assessoria jurídica.

Durante a audiência pública foram discutidos a situação dos embargos ambientais da orla marítima de Jaguaruna, histórico e perspectiva para finalização do projeto, vistoria conjunta de gestores públicos, levantamento cadastral com ação de manejo, cursos de monitoramentos para gestores municipais, audiências públicas, passivos ambientais e população desinformada.

Objetivo regularização controle de inundações marinhas, recarga e filtragem de aquífero, abastecimento de água potável, turismo e recreação .

Um numero expressivos de pessoas participaram e ouviram atentamente toda a apresentação dos técnicos da UFRGS.

Ao final da audiência pública o procurador  a república Dr. Mário Roberto dos Santos fez uma avaliação da reunião colocando em evidência o belíssimo trabalho do Vereador Sérgio Luiz de Bitencourt a frente dos embargos ambientais da orla marítima de Jaguaruna juntamente com toda diretoria da associação da ABJ e solicitou a equação dos problemas ambientais e que possa de uma vez por todas terminar estes conflitos e tudo possa ser  resolvido dando uma solução total ao gerenciamento costeiro e que todos possam ficarem livres deste problema que esta entravando a nossa orla marítima.

Ficou definido também que será formada uma comissão para que haja futuramente uma audiência com o Ministério Público para desencadear futuras decisões e que de uma vez por todas estes embargos ambientais possam realmente ser liberados e nossa população possa construir sem problemas futuros.

Fotos: Jcidalencio

Fonte: Portaljaguaruna.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*