Lagoa do Bento, Reduto Esquecido da Natureza em Jaguaruna

Lagoa do Bento, Reduto Esquecido da Natureza em Jaguaruna

Jaguaruna é um município conhecido como: Cidade das Praias e também é lembrando pelo reduto de LAGOAS.
O Portal traz mais um especial de verão, nesta matéria vamos falar de um pequeno, discreto e muito lindo pedacinho guardado dentro do município.
A equipe do Portal, foi até o Balneário Paraíso, parte norte do município de Jaguaruna onde foi em busca de imagens da discreta LAGOA DO BENTO.
Esta lagoa já foi considerada uma das grandes do município, seu nome foi dado segundo moradores pelo um morador local chamado: Bento Goulart morador este que viveu até depois dos anos de 1900. A  lagoa ela fazia extensão entre a lagoa da encantada até a praia da Figueirinha em um total de 4 km. Contam netos de pescadores, que a lagoa tinha uma barra que se encontrava na saída da Praia da Figueirinha. Os anos foram passado e algumas mudanças na natureza foram transformando esta região e hoje se avista uma longa extensão de dunas e pinheiros.
Dentro desta extensão, encontramos 6 Sambaqui, um local de pescadores que viveram a milhares de anos e sobreviveram através da pesca abundante deste local.
Hoje a LAGOA DO BENTO hoje se encontra em um pequeno local com apenas uma extensão de 110×60. Pelo satélite você pode localizar pelas coordenadas: 28°39’00.4″S 48°57’58.5″W

A lagoa fica cercada nos dias de hoje por uma grande vegetação de pinheiro ao seu redor, fazendo dela uma lagoa discreta na sua localização. Alguns pescadores artesanais da região ainda vão ao seu encontro em busca de alimentos, pequena e rica em pesca, a LAGOA DO BENTO é mais um atrativo natural do município de Jaguaruna.

O Portal em seu especial de Verão, traz lindas imagens deste local maravilhoso e cheio de história que marcaram mais uma página dentro do município de Jaguaruna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*