Lions Clube de Jaguaruna Lança o Projeto Banco de Cadeira de Rodas e Equipamentos Ortopédicos

Lions Clube de Jaguaruna Lança o Projeto Banco de Cadeira de Rodas e Equipamentos Ortopédicos

LIONS CLUB DE JAGUARUNA 

Gestão 2018/2019 PROJETO BANCO DE CADEIRA DE RODAS E EQUIPAMENTOS ORTOPÉDICOS

OBJETIVO GERAL:

O projeto destina-se a atender pessoas de baixa renda na obtenção de equipamentos ortopédicos variados, ao tempo que pretende auxiliá-la na reabilitação física e socioeconomicamente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Propiciar o acesso ao equipamento ortopédico, através do cadastramento e diagnóstico da necessidade; 2) Manter acompanhamento junto ao beneficiário quanto as suas condições de saúde, social e econômica; 3) Promover sua inclusão em grupos de apoio sociais e esportivos, para que os incapacitados, momentaneamente ou não, ocupem o tempo produtivamente; 4) Dar suporte psicológico aos deficientes, especialmente àqueles que passaram por traumas relacionados a acidentes, sem declinar da clientela acometida de doenças decorrentes da idade; 5) Manter visita à família de forma propositiva a sua autoestima, a fim de minimizar toda sorte de dificuldades por que passam em virtude da limitação do beneficiado.

DESENVOLVIMENTO:

A partir do cadastramento dos postulantes ao equipamento, junto ao Lions Club de Jaguaruna, serão realizados avaliações através de visita domiciliar e votação do empréstimo do equipamento, a partir do relatório da visita por um dos companheiros ou das companheiras e domadoras, em reunião de serviço do clube, conforme critérios estabelecidos previamente ( necessidade econômica e social). O Banco de Cadeira de Rodas é sustentável, a partir da aquisição pelos Lions Clube, de doações de terceiros, participantes de campanhas sociais, empresas, particulares e vários outros segmentos sociais. Anualmente, o clube promoveu um evento para arrecadação de fundos, e um determinado valor foi destinado para aquisição de equipamentos para o banco. Deverão ser realizadas visitas aos beneficiados, de forma que ao final da gestão todos tenham sido visitados, mantendo cadastro dos beneficiados completos e atualizados. Poderão ser realizados empréstimos temporários ou permanentes, de cadeiras de rodas, cadeiras higiênicas, muletas, andadores e outros equipamentos que forem doados ao Banco. Importa ressaltar que o Lions manterá em seus registros cadastro de todos os equipamentos que foram emprestados e que a prioridade de atendimento é o município de Jaguaruna, situações de outros municípios deverão ser analisadas e deliberadas em reunião de serviço antes de dar resposta ao solicitante. É um projeto, sem dúvida, que muito contribuirá no atendimento a comunidade carente.

Fonte: Janete Elza Felisbino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*