Sangão Participou do ‘Dia D’ de Vacinação Contra o Sarampo no Sábado (15/02) Imunização Continua

Com um grande movimento nas Unidades de Saúde, no último sábado (15/02), Sangão participou do “Dia D” de vacinação contra o sarampo. A ação foi realizada em todo o Brasil, e as unidades de saúde ficaram abertas das 8 às 17 horas. O foco era alcançar pessoas de 06 meses a 49 anos que ainda não receberam as doses necessárias.

Muitos dos que compareceram nas unidades de saúde foram conferir se a caderneta de vacinação estava em ordem. Alguns ‘não escaparam’ da imunização. Esse foi o caso da pequena Gabriela Almeida que chegou na Unidade de Saúde no Distrito de Morro Grande certa de que tudo estava em ordem. Foi preciso tomar a vacina contra o sarampo e o choro veio. “Chorei um pouquinho, mas precisava tomar. É importante. Minha mãe disse que a doença é perigosa e a gente tem que se prevenir”, disse ela mostrando maturidade aos seus seis anos. Ela ainda mostrou o local da ‘injeção’.

O Dia D fez parte da primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2020, que deve ocorrer até 13 de março e é fruto de parceria com os municípios e o Ministério da Saúde. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Aqueles que não puderam comparecer nas unidades de saúde no sábado devem procurar o serviço com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

Conforme definido pelo Ministério da Saúde, a campanha também terá uma segunda fase em agosto. Será focada em pessoas de 30 a 60 anos. Em 2020, até o momento, foram confirmados 176 casos registrados neste ano, sem óbitos. Em 2019, 17.428 casos foram registrados e 14 mortes decorrentes de complicações pelo sarampo.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*