Sismófrafo Localizado em Treze de Maio Recebe Manutenção

Sismófrafo Localizado em Treze de Maio Recebe Manutenção

O município de Treze de Maio tem instalado em seu território, mais precisamente na comunidade de Morro das Pedras, um sismógrafo de alta precisão para monitoramento de sismos, tremores e vibrações. E para fazer a manutenção de todo o equipamento, o secretário de Saúde, Marcos Modolon, recebeu os técnicos em geofísica do Observatório Nacional, Ronaldo Marins de carvalho e Elisabeth da Cunha de Lima.

De acordo com os técnicos, o sismógrafo foi instalado no município no ano de 2012 e faz parte de uma rede composta de vários outros sismófrafos espalhados pelo Brasil, somando em média 92 estações, sendo que todo este projeto é financiado pela Petrobrás e tem como principal objetivo contribuir com estudos dos sismos na bacia petroleira e monitorar a sismicidade do território nacional e gerar informações que suportem a investigação da estrutura interna da terra através da implantação e manutenção de estações sismográficas permanentes. “Mesmo o município não possuindo petróleo, é de grande importância que toda a área ao redor que se encontra esta bacia seja também monitorada, e aqui na região, Treze de Maio foi escolhida pela localização geográfica, bem como poder instalar este equipamento em cima de uma rocha, que ajuda a identificar com maior exatidão tais sismos, além disso, serve de estudo e pesquisa científica para várias especializações”, explicaram.

Se você se interessou pelo assunto, pode obter mais informações e materiais através dos sites: www.rsbr.gov.br e www.on.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*