Treze de Maio: Vacine Seus Animais Contra a Raiva

Treze de Maio: Vacine Seus Animais Contra a Raiva

A secretaria de Agricultura de Treze de Maio lembra a importância de vacinar os animais contra a Raiva, que é uma doença fatal provocada por um vírus que ataca o cérebro. A raiva acomete todos os mamíferos, inclusive os seres humanos e é transmitida aos animais domésticos, animais de produção e animais silvestres por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) infectados, sendo que o animal doente elimina o vírus da Raiva pela saliva.

De acordo com o médico veterinário do Município, Robson José Cesconeto, para ajudar no controle da doença vacine seu rebanho contra a Raiva e comunique a secretaria da Agricultura sempre que seus animais ficarem doentes e apresentarem agressividade e/ou dificuldade para caminhar e se alimentar. Além disso, também comunique os casos de mordedura por morcegos hematófagos, mesmo que os animais não estejam doentes e se souber de algum local que possa abrigar morcegos hematófagos (cavernas, grutas e ocos de árvore, túneis, bueiros, passagem sob rodovias, cisternas e poços, casas e construções abandonadas)

O médico veterinário ressalta que nunca se deve tentar capturar ou manipular um morcego, ele pode estar doente. “Chame um profissional capacitado para removê-lo adequadamente e não colocar a mão na boca de cavalos ou bovinos que estejam com dificuldade de locomoção e/ou salivação intensa, além de cães, gatos e animais silvestres, pois eles transmitem a doença pela mordida”, alertou.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*