Turismo Rural é Impulsionado em Treze de Maio Através de Rota

Turismo Rural é Impulsionado em Treze de Maio Através de Rota

Neste dia 20 de novembro empreendimentos rurais da agricultura familiar de Treze de Maio receberam grupo de turistas de Laguna, Tubarão e Imbituba. A visita foi uma parceria entre Eepagri, Sesc, prefeitura municipal e as famílias agricultoras, que proporcionam o desenvolvimento do turismo rural e novas alternativas de renda para as famílias.

Segundo Jerusa Rodrigues Pereira, Extensionista Social da Epagri, o Sesc promove passeios e excursões com grupos organizados para diversos destinos turísticos e se interessou pelo roteiro de Treze de Maio, e assim, 23 turistas vivenciaram o meio rural e tiveram a oportunidade de compartilhar experiências com as famílias agricultoras. “Essa troca favorece a todos, é um momento importante para nosso grupo”, comentou Jerusa.

Na chegada ao município, o grupo foi recepcionado na praça central pela chefe de gabinete Adriane Bez Fontana Margotti, que em nome do Prefeito Municipal Clesio Bardini de Biasi, deu as boas-vindas. O jovem Murilo Crozetta e a extesnsionista Jerusa foram os condutores do grupo, acompanhando e explanando informações sobre o município, o roteiro e características locais.

Rumo ao interior, no empreendimento da Ana Orquídeas na comunidade Boa Vista, com os visitantes foram acolhidos com o café da roça, uma mesa com produtos típicos como batata doce assada, mandioca frita, salame, queijo, pão e outras gostosuras, em seguida visitaram o orquidário. Partindo rumo ao Castelo Belvedere construído em pedra granito, na comunidade Linha Fragnani é uma atração turística que chama a atenção pela beleza e grandiosidade, local contemplativo com vista panorâmica da cidade.

O Almoço típico italiano foi no restaurante colonial Du Nono na comunidade São Roque, que proporcionou o “ritorno alle origini italiane” com sua comida típica e o fogão a lenha. Na mesma comunidade nas propriedades da família Bressan, ocorreu a caminhada “vivência no campo” na propriedade de bovinocultura de leite do jovem Fabrício Bressan Longo, que conversou sobre o manejo e ordenha das vacas. Os visitantes puderam ver de perto as vacas pastando nos piquetes. Em seguida, visitaram a floricultura Vitória de sua mãe Vitorinha e de sua irmã Danila, um espaço caprichado com diversos tipos de flores e plantas.

Já no empreendimento da família Crozetta, na comunidade Vila Maria, produtora de uva e sucos orgânicos o grupo teve contato com os parreirais e fez o passeio guiado na unidade de produção de sucos, na degustação sucos de uva, banana, abacaxi agradaram os paladares. Fechou o roteiro a degustação de bolachas no empreendimento Della Pane, na comunidade Monte Alegre, uma bela mesa com onze tipos de bolachas proporcionou a produtora Marlene a venda de seus produtos aos visitantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMTM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*