Matérias
20/11/2009
VENCENDO O DESÂNIMO
VENCENDO O DESÂNIMO
Desânimo é um estado de abatimento da alma. Certamente você já se sentiu nalgum tempo desanimado e sabe o quão desagradável é ficar assim. O desânimo que não é resistido tende a agravar-se até ao ponto de a pessoa perder toda a motivação, a alegria e a perseverança.
Um servo de Deus não pode ficar desanimado! O primeiro capÃtulo do livro de Josué contém uma série de recomendações que o próprio Deus entregou a Josué quando ele assumiu a liderança do povo de Israel. O Senhor prometeu vitórias e prosperidade. Porém, tudo estava condicionado à perseverança de Josué e ao seu bom ânimo.
Josué foi discÃpulo de Moisés e distinguiu-se por sua fidelidade. Há diversas caracterÃsticas em Josué que também encontramos em Jesus. Não é a toa que os nomes de Josué e Jesus em hebraico são praticamente idênticos. Deus tratou de ministrar durante todo o ministério de Josué para que o desânimo não se instalasse em sua vida, porque uma pessoa desanimada não conquista nada.
O desânimo faz parte do caráter do derrotado. Um discÃpulo de Cristo tem a bênção do Deus Todo Poderoso para vencer e conquistar territórios. Lutas, dificuldades, adversidades... Todos têm que enfrentá-las. Sem elas não há conquista nem vitória.
a) O desânimo pode ser fruto de fracassos. Fracassos financeiros, afetivos, estudantis. O discÃpulo de Jesus aprende a tomar posse da novidade de vida que Deus nos oferece. Em Jesus tudo se faz novo!
b) O desânimo pode ser fruto da falta de perspectivas. Há pessoas que não têm expectativas de melhoras, de conquistas, de prosperidade. O discÃpulo de Jesus aprende que o melhor de Deus está por vir. Com Jesus nós superamos dificuldades e rompemos limites.
c) O desânimo pode ser fruto de uma ingratidão. Alguém por quem você fez tanto e que não reconhece seu esforço. A ingratidão pode acarretar feridas que produzirão o desânimo. Precisamos aprender a lidar com a ingratidão como Jesus lidou. Quando ele curou dez leprosos e apenas um voltou para agradecer, Ele não ficou desanimado por isso.
Mas Deus garante que estará conosco por onde quer que andemos. O próprio Senhor Jesus ministrou este ensino aos seus discÃpulos, advertindo-os: Neste mundo vocês terão aflições. Contudo, tenham ânimo. Eu venci o mundo. (João 16.33).
Aproveite este momento para orar e rejeitar todo desânimo em sua vida.
Leia Josué 1.8-9: Então farás prosperar o teu caminho, e serás bem-sucedido. Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo. Não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares.
Fonte: Estudo Libertando-se do desânimo.
indique
Indique esta matéria:
Obrigatório o preenchimento de todos os campos
comentários
Nenhum comentário postado.
Deixe seu comentário sobre esta matéria:
Obrigatório o preenchimento de todos os campos
mais matérias










17/02/2011 - NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS






































